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Regulamento

Concurso Plano de Negócios Mackenzie 2007
Regulamento


Condições de Participação

Poderão participar do Concurso Plano de Negócios Mackenzie, alunos de graduação regularmente matriculados nas seguintes Unidades: CCSA, CCL, EE, FAU da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os projetos deverão ser apresentados em equipes formadas por até 4 (quatro) alunos, sendo que ao menos 1 (um) de seus componentes deverá estar matriculado a partir do 3o semestre do curso. A equipe deverá apresentar um Plano de Negócios, que tenha como base o projeto de desenvolvimento de um novo produto ou serviço inovador.
Prêmio

O prêmio do Concurso Plano de Negócios é a vaga para pré-incubação em instalações e infra-estrutura de suporte oferecidas pela UPM. Serão concedidos 8 prêmios, distribuídos em  2 vagas para pré-incubação em cada curso (CCSA, CCL, EE, FAU).

Direitos e Deveres do Pré-Incubado
  • As equipes pré-incubadas receberão espaço físico, constando de pelo menos uma mesa, cadeira, armário, computador e sistemas de informática a serem oportunamente especificados pela UPM, a qual poderão utilizar em horários pré-determinados.
OBS.: O uso dos recursos está restrito ao desenvolvimento dos produtos/serviços propostos no Plano de Negócios, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra atividade.
  • As equipes classificadas terão suporte de professores e técnicos, em dias e horários a serem oportunamente comunicados, com o objetivo de apoiar e supervisionar o desenvolvimento do projeto proposto.
  • As equipes pré-incubadas poderão solicitar recursos de laboratório, estúdio, equipamentos e recursos áudio-visuais para execução do projeto proposto, que serão oferecidos pela UPM de acordo com suas possibilidades, e sujeito a agendamento com as unidades responsáveis.
  • A UPM oferecerá, na medida de suas possibilidades, suporte para que os pré-incubados participem de eventos externos como rodas de negócios, contatos com parceiros e patrocinadores, além de encaminhamento para cursos e programas de capacitação.
  • Os pré-incubados têm como dever cumprir os horários e as condições a serem estabelecidos em instrumento próprio, bem como cumprir o cronograma do projeto. Os pré-incubados deverão também preservar e manter em ordem todos os equipamentos e recursos oferecidos, bem como zelar pela imagem institucional da Universidade Mackenzie.

Inscrição, Etapas e Datas Críticas

As inscrições para o Concurso Plano de Negócios  2007 deverão ser feitas no período de
22 de fevereiro de 2007 a 10 de março de 2007,  através  do   site mackenzie.com.br/preincubadora.   A seleção das equipes vencedoras será feita em 6 etapas, conforme descrito a seguir:
  • 1ª Etapa: Inscrição pela Internet das equipes, com preenchimento de dados dos componentes do grupo e  envio do Resumo Executivo, ou seja, uma descrição sumária da proposta, com no máximo 100 palavras.
OBS.: Haverá pré-seleção de projetos, com base na avaliação técnica e comercial do resumo executivo e considerado o caráter inovador da proposta. Para cada Unidade (CCSA, CCL, EE, FAU) seguirão no máximo 15 projetos para a 2a etapa. As equipes classificadas para a etapa seguinte serão comunicadas até dia 13/03/2007.
  • 2ª etapaPresença no Curso de Capacitação, que ocorrerá nas seguintes datas: 17/03 e 24/03/2007, das 8:30 às 17:30 horas.
  • 3a. etapaPresença nos Plantões de Orientação, nos dias 31/03, 14/04, 28/04, 12/05 e 26/05/2007 no período das 8:30 ás 12:30 h, em horários a serem agendados.
  • 4ª etapa: Entrega do Plano de Negócios pelas equipes, em 5 vias, de acordo com estrutura anexa,  na secretaria das Unidades participantes (CCSA, CCL, EE, FAU), até as 18:00 horas do dia 22/06/2007. O Plano de Negócio deverá seguir o seguinte padrão: Papel A4, fonte Arial tamanho 12 (doze), espaçamento duplo entre as linhas, margens superior e inferior, lados direito e esquerdo igual a 1 (um cm) e tamanho máximo de 20 (vinte) páginas,  mais 10 (dez) páginas de anexo.
OBS 1.: Haverá pré-seleção de projetos, com base na avaliação do Plano de Negócios. Para cada Unidade (CCSA, CCL, EE, FAU), seguirão no máximo 5 projetos para a 5a etapa. As equipes classificadas para a etapa seguinte serão comunicadas até dia 30/06/2007.
OBS 2.: Não serão fornecidas cópias dos Planos de Negócio enviados, assim como não haverá devolução dos mesmos ao final do processo.
  • 5a. Etapa: Entrevistas com as Equipes Classificadas, com todos os integrantes das equipes, visando avaliar o interesse, comprometimento, pró-atividade e demais características empreendedoras dos candidatos. As entrevistas serão agendadas no período de 01 a 10/08/2007.
  • 6a. Etapa:  Defesa Oral dos Projetos, ocasião em que as equipes classificadas apresentarão o projeto  e o defenderão perante uma banca constituída de acadêmicos e profissionais de mercado.
OBS 1.: A ordem de apresentação será definida por sorteio. Cada equipe terá 15 minutos para apresentar seu Plano de Negócios, seguido de uma sessão de perguntas de 20 minutos.
OBS 2.: Como regra geral, as equipes não podem assistir a sessão de perguntas e respostas de seus concorrentes. Todavia, uma vez que a equipe já terminou sua apresentação, poderá assistir a sessão de perguntas e respostas das equipes seguintes.
OBS 3.: Todos os componentes do grupo deverão participar da apresentação. A ausência de  cada componente será penalizada com 10% da nota atribuída ao item Plano de Negócios nos critérios de julgamento da 6a etapa.

Critérios de Seleção

Os Planos de Negócio Escritos, recebidos até o dia 22/06/2007, serão avaliados por um Comitê de Avaliação composto de acadêmicos e especialistas, que selecionarão 5 equipes de cada área para a Etapa Final. Os critérios de avaliação para esta etapa são:

  1. Viabilidade técnica do negócio (20%)
  2. Viabilidade comercial e econômica do negócio (20%)
  3. Potencial inovador do projeto/empreendimento (20%)
  4. Coerência e clareza da proposta (40%)

 

Os grupos classificados para a etapa final (5 de cada área), passarão também por entrevistas (5a. Etapa) e defenderão seus projetos perante uma Banca (6a Etapa). Os critérios de julgamento para indicação dos vencedores do concurso (2 de cada área) são:

  1. Participação nas atividades de capacitação e orientação (20%)
  2. Entrevistas com componentes das equipes (40%)
  3. Plano de Negócios (Escrito e Defesa Oral) (40%)

 

Os itens serão julgados por Comitê de Avaliação composto por professores, técnicos e eventualmente convidados externos, indicados pelas instituições realizadoras.  O júri escolherá um coordenador dos trabalhos, que terá voto de qualidade nos casos de empate.  O júri é soberano na sua decisão, não cabendo qualquer tipo de recurso.

Divulgação dos Resultados das equipes vencedoras

O resultado do concurso será divulgado no dia 11 de agosto de 2007.

Anexo  – Estrutura do Plano de Negócio

  1. Sumário Executivo

    1.1 Objetivos
    1.2 Missão
    1.3 Fatores chave de sucesso

  1. Sumário da Empresa

    2.1 Composição da sociedade
    2.2  Instalações

  2. Produtos (ou Serviços)

    3.1 Descrição dos produtos (ou serviços)
    3.2 Vantagens e diferencial competitivo
    3.3 Operações

  1. Análise de Mercado

    4.1 Segmentação de mercado
    4.2 Necessidades, tendências e crescimento do mercado
    4.3 Análise das necessidades/expectativas do cliente

  2. Estratégia e Implementação

    5.1 Posicionamento
    5.2 Estratégia de marketing
    5.3 Estratégia de vendas

  1. Pessoas

    6.1 Equipe própria de gestão
    6.2 Necessidades adicionais e serviços terceirizados
    6.3 Projeção de custos operacionais em pessoal

  1. Plano Financeiro

    7.1 Hipóteses preliminares
    7.2 Análise do ponto de equilíbrio
    7.3 Projeção de lucros e perdas
    7.4 Projeção de caixa
    7.5 Necessidade de capital e fontes de captação
    7.6 Análise financeira do empreendimento e indicadores

 


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