Metodologia do Trabalho Científico

Matemática - Matriz Curricular

Metodologia do Trabalho Científico

Código:

100.1516.7

Curso:

Matemática

Carga Horária:

01h30min

Teoria:

02 aulas

Prática:

 

Etapa:

5ª Etapa

Objetivos:

Objetivos

GERAIS

1. Familiarizar o estudante com a metodologia científica e os conceitos de trabalhos científicos.

2. Desenvolver a capacidade de observação crítica e de elaboração de um projeto científico.

ESPECÍFICOS

Desenvolver a capacidade de crítica e redação científica.

Ementa:

A Disciplina Metodologia Científica, utiliza os ensinamentos ministrados em algumas das etapas anteriores, como Técnicas de Redação Científica. O seu Conteúdo Programático está constituído de: críticas a artigos científicos e elaboração de artigos, projetos e textos científicos. Pesquisa, pesquisadores e leitores; Fazendo perguntas e encontrando respostas; Argumentação e evidências; Preparação de projetos e artigos.

Metodologia:

O curso se baseia em aulas expositivas onde a discussão, presente a todo tempo, busca extrair dos alunos a necessidade de se adotar um método para se realizar uma investigação científica consistente. O método que atenderá aos objetivos estabelecidos para a disciplina, será implantado na forma de ensino centrado no estudante. O professor em face da realidade vivenciada agirá como agente orientador no raciocínio do estudante nos processos mentais de investigação científica e situações reais. O desenvolvimento do conteúdo dar-se-á predominantemente em aulas teóricas, embora sejam também contempladas apresentações de seminários e discussões em pequenos grupos sobre as etapas de elaboração de um trabalho científico.

Critério de
Avaliação:


A nota final será a nota do projeto de pesquisa que cada aluno deverá apresentar. A elaboração deste projeto se baseará nos tópicos discutidos em sala de aula.

Conteúdo Programático:

1. Registro Pessoal

2. Comunicação como parte da Ciência.

2.1 Metodologia Científica.

2.2 Publicações como resultado de pesquisas.

3. Desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa.

3.1 Etapas preliminares - elaboração da hipótese.

3.2 Pesquisa bibliográfica.

3.3 Fichamento de obras - artigos, livros, monografias, dissertações e teses.

4. Como Os Cientistas Devem Escrever.

4.1 Critérios à serem utilizados: clareza, imparcialidade, ordem e objetividade.

4.2 Expressões à serem evitadas - teológicas, tautológicas, adjetivação desnecessária, termos supérfluos, circunlóquios.

5. Partes de um Relatório de Pesquisa, de uma Monografia, de uma Dissertação e de uma Tese.

6. Planejamento da Comunicação.

7. Reunião de Idéias e Informações.

8. Esboços e Redações Científicas.

9. Uso de Tabelas, Gráficos, Ilustrações e Diagramas.

10. Preparo do Manuscrito.

11. Redação de um Resumo.

12. Referências Bibliográficas: Normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas e IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada).

13. Instruções Para Forma Final De Apresentação Do Trabalho Redigido.

Bibliografia:

Bibliografia

Básica:

SEVERINO, ANTONIO JOAQUIM. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, Rio de Janeiro. Apresentação de citações de documentos: NBR 10520. Rio de Janeiro, 2001.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Apresentação de trabalhos acadêmicos: guia para alunos. São Paulo: Editora Mackenzie, 4ª. Ed, 2006.

Complementar:

BERVIAN, P.A. Metodologia Científica. São Paulo: Makron Books, 2002.

VIEIRA, SONIA.  Como Escrever uma Tese. São Paulo: Thomson, 2002.

OLIVEIRA, S.L.. Tratado de Metodologia Científica: projetos de pesquisas, TGI,TCC,

Monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2000.

WEBER, MAX. Ciência e Política - duas vocações. São Paulo: Cultrix, 2000.

ECO, UMBERTO. Como se Faz uma Tese. São Paulo: Editora Perspectiva, 1989.


Fechar Essa Janela